Dicas

Veja algumas de nossas dicas.

Rodar com o carro sem que os amortecedores estejam nas condições ideais de uso culmina em gasto maior com manutenção e em grande perigo aos usuários.

A recomendação é de que a limpeza e substituição dos filtros sejam feitas a cada 15.000 km. Mas este prazo pode variar conforme o local onde o veículo transita. Em grandes centros urbanos, com grande concentração de poluentes, ou em estradas de terra, o prazo de validade dos filtros pode reduzir consideravelmente.

Evite trancos durante as trocas de marchas, você pode estragar os anéis sincronizados e quebrar alguma engrenagem, e reparo no câmbio custa caro.
Não use o pedal da embreagem como apoio para o pé, se fizer isso a vida útil da embreagem estará comprometida.

Quando for trocar pneus, sempre pare o veículo no acostamento.
Na troca de pneus no acostamento, colocar o triângulo luminoso a uns 20 metros do veículo e acionar o pisca-alerta do carro.
Quando for trocar pneus, não esquecer de puxar o freio de estacionamento e calçar as rodas.
Se o pneu furado for o do lado esquerdo, retirar o estepe e deixá-lo em pé, à sua direita. Dessa maneira ele também servirá de sinalização.
Quando for trocar pneus, apoiar o macaco no assoalho do carro. Cada carro traz indicado na lataria o local em que o equipamento deve ser encaixado.
Quando for trocar pneus, lembrar de recolher o triângulo.
Levar sempre no porta-malas lanterna, triângulo, chave de rodas e um pano para limpar as mãos.

Evite acelerações a fundo. A aceleração equilibrada não só reduz consideravelmente o consumo de combustível como a poluição e o desgaste do veículo.
Calibre os pneus regularmente, como recomendado pelo manual do proprietário.
Use o bagageiro somente quando for imprescindível, pois a bagagem acomodada neste acessório aumenta consideravelmente a resistência aerodinâmica do veículo e, conseqüentemente, o consumo de combustível.
Não use o chamado “ponto morto”. Além de comprometer a segurança na condução do veículo, esta prática não resulta em economia de combustível, como se acredita.
O uso do ar condicionado requer maior potência do motor e, desta forma, o consumo de combustível se eleva.
Para economizar gasolina, desligue o motor em caso de paradas prolongadas no trânsito.
Verifique o consumo de combustível em cada reabastecimento. Assim é possível descobrir irregularidades no veículo que provoque aumento de consumo de gasolina.
Utilize somente o tipo de combustível recomendado no manual do proprietário.
Siga o plano de manutenção do veículo, conforme orientações do manual do proprietário.

O radiador em si não necessita de nenhuma manutenção periódica, sua substituição deve ser somente em caso de vazamento. Não se recomenda nenhuma lavagem externa, pois isto pode gerar danos na colméia, responsável pela troca térmica.
Se o regulador de voltagem ou mesmo o alternador apresentar algum problema, a bateria pode perder carga e ser inutilizada. Portanto, ao menor sinal de alguma pane elétrica, leve o veículo para uma avaliação mais detalhada em uma oficina.

Não utilize detergente comum no reservatório de água do limpador de pára-brisas. Coloque apenas produtos indicados pelo fabricante, pois a oleosidade de certos produtos podem acabar forçando a bomba elétrica. Além disso, a borracha das palhetas pode ficar ressecada, forçando uma troca desnecessária.

Se o veículo possuir catalisador evite fazê-lo pegar no tranco. O combustível ainda não queimado pode se alojar no interior do equipamento, o que aumenta o risco de superaquecimento do motor.

Utilize o pedal da embreagem somente no momento da troca de marcha, pois quando o motorista descansa o pé sobre o pedal provoca um aquecimento do sistema e um desgaste prematuro dos componentes.
Nunca segure o veículo numa rampa utilizando a embreagem como freio, este hábito causa um desgaste excessivo do disco. Nestas situações utilize sempre o freio do veículo.
Evite sempre ultrapassar a capacidade de carga especificada pelo fabricante do veículo, porque afetará o funcionamento da embreagem e diminuirá sua vida útil.
Não inicie bruscamente a marcha, evitando arrancadas bruscas.
Nunca saia com o veículo em segunda marcha.
Evite reduções bruscas de velocidade, freando ou desacelerando subitamente o motor, para não prejudicar sua embreagem.

Evite passar em buracos, essa ação poderá entortar ou amassar as rodas, chegando a inutilizá-las.
Rodar com os pneus vazios pode atingir e danificar as rodas.
Nunca utilize rodas recuperadas, elas não garantem qualquer segurança.
Para comprar rodas, procure lojas especializadas que ofereçam garantia e orientação técnica.

O desgaste dos rolamentos, que têm durabilidade mínima de 40.000 km, depende da utilização do veículo, condições do solo percorrido e manutenção de outros itens da suspensão e direção.
Se o veículo permanecer rodando com um rolamento quebrado, as conseqüências podem ser fatais. As rodas podem travar com o carro em movimento, causar acidentes e, na melhor das hipóteses, deixar o motorista a pé.